Insper e IE lançam curso para dirigentes

Aulas serão ministradas em São Paulo e na Espanha

O Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em parceria com a escola de negócios espanhola IE Business School, lançará para o ano que vem o seu primeiro programa aberto dedicado exclusivamente para executivos do primeiro escalão das empresas brasileiras, que, no caso, são CEOs (chiefs executive office), presidentes, vice-presidentes e membros dos conselhos de administração.

"Éramos muito tímidos nesse mercado ocupado pela Fundação Dom Cabral. Isso porque nosso enfoque sempre foi a média gerência, onde existe uma enorme carência de qualificação. Agora, estamos nos lançando em voos mais altos", informou Luca Borroni, diretor acadêmico de educação executiva do Insper.

A iniciativa deverá dar início às inscrições em fevereiro e o novo programa é intitulado Senior Management Program (SMP). O curso é de curta duração, com uma semana de estudos em São Paulo, em junho, e uma semana de aulas em Madri, em outubro ou novembro. As turmas serão compostas por até 40 estudantes com, no mínimo, 15 anos de experiência profissional. "São executivos, geralmente, acima dos 40 anos de idade", disse Manuel Bermejo, da IE Business School.

Segundo a IE Business School, o acordo representa sua maior aposta no mercado brasileiro, onde já conta com escritório de representação há 10 anos. "Esse novo curso entrará no nosso portfólio internacional. O Brasil, sem dúvida, é um país onde queremos estar", argumentou Manuel Bermejo.

O novo SMP terá temas conhecidos relacionados à liderança e outros criados a partir do cenário atual. O diretor do Insper declarou que uma diretriz do mercado de Educação para altos executivos em todo o globo é o desenvolvimento de um pensamento mais crítico. "O ambiente de negócios está cada vez mais estressante e requer decisões rápidas, lógicas e consistentes", encerrou Borroni.

Hoje, os estudantes latino-americanos representam 25% dos participantes dos cursos direcionados para a alta direção do IE. Os alunos brasileiros aparecem em quarto lugar, seguidos pelos mexicanos, colombianos e peruanos. No mesmo modelo do SMP, a escola disponibiliza em parceria com a Chicago Booth School of Management um curso intitulado Global Senior Management Program (GSMP), que acontece em Madri e em Chicago.

Fonte: Stela Campos (Jornal Valor Econômico)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado